Roteiro da Viagem

28 de mar. de 2011

Vou realizar meu sonho: visitar a Capela Sistina

A Capela Sistina (em italiano: Cappella Sistina) situa-se no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa na Cidade do Vaticano. Famosa pela sua arquitetura, foi inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento. Sua decoração em afrescos foi pintada pelos maiores artistas da Renascença, incluindo Michelangelo, Raphael, Bernini e Sandro Botticelli.
O nome Sistina foi homenagem ao Papa Sisto IV.
Botticelli, executou entre 1481 e 1482 alguns afrescos: Cenas da Vida de Moisés é a obra mais complexa. Botticelli teve que se empenhar para entrelaçar os diversos episódios que ali figuram numa narrativa bem articulada. O quadro tem certas irregularidades. É mais apreciado em virtude de detalhes isolados do que pelo conjunto.
A Punição de Korah representa Korah, que instiga 250.000 hebreus contra a autoridade de Moisés e de seu irmão Aarão.
Tentação de Cristo e a Purificação do Leproso ilustra as 3 tentações de Cristo no deserto e a cura do leproso.

O teto da capela, obra de Michelangelo
Na realização desta grandiosa obra concorreram amor e ódio. Michelangelo teria feito este trabalho contrariado, convencido que era mais um escultor que um pintor. Encarregado pelo Papa Júlio II, sobrinho de Sisto IV, de pintar o teto da capela, julgou ser um conluio de seus rivais para desviá-lo da obra para a qual havia sido chamado a Roma: o mausoléu do Papa. Mas dedicou-se à tarefa e o fez com tanta mestria que praticamente ofuscou as obras primas de seus antecessores. Os afrescos no teto da Capela Sistina são, de fato, um dos maiores tesouros artísticos da humanidade. É difícil acreditar que tenha sido obra de um só homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário