Roteiro da Viagem

7 de mai. de 2011

Toscana - 7 de maio

No nosso primeiro dia de Toscana, embarcamos no ônibus da região com destino a Firenze (Florença). O ônibus atrasou - cinco minutos...
Como era sábado, a cidade estava ainda mais lotada: filas enormes no Duomo (maravilhoso por fora - ainda iremos conhecer por dentro!), fila menor, mas que não andava na Accademia (deixamos para ver o Davi na terça). Rodamos como barata tonta, mas encontramos o restaurante recomendado pelo amigo do Du - Il Latino - muito saboroso...o duro foi conseguir fazer turismo depois...
Conhecemos a Ponte Vecchio. Detalhe, era véspera do dia das mães - ainda bem nossas mãezinhas foram gentis de não se encantarem com nenhuma das caríssimas jóias locais...
Passeamos pela Feira de San Lourenço - afinal de contas, comprinhas fazem parte...
Ao final, enquanto todos voltavam para pegar o ônibus, fomos conhecer a jato o Uffizzi - saímos já com o anúncio de que o museu estava fechando, praticamente expulsos.
Para fechar o dia, nova caminhada aflita, desta vez em busca de onde embarcaríamos de volta ao hotel. Perdemos o ônibus das 19:15 e o último seria de 20:15, ou seja, se perdêssemos, só no dia seguinte... Depois de muito rodar e perguntar por informações, achamos uma rodoviária escondida e conseguimos regressar sãos e salvos.

6 de mai. de 2011

Roma - 6 de maio

Hoje, em meio a uma greve do transporte publico, aproveitaremos as ultimas horinhas de Roma e seguiremos de trem para Florenca.

Roma - 5 de maio

Hoje nosso grupo resolveu se dividir em dois: o primeiro decidiu percorrer Roma por meio dos ônibus turísticos, o que é uma boa alternativa para se ter uma visão global, e escolher os locais favoritos para percorrer a pe. O segundo grupo, Rafael, Fernanda, Luiz e Yayá, decidiu percorrer as ruas da Roma Antiga. Assim, hoje temos dois relatos, e aqui vai o nosso:
Pela manhã após o café (um baita copo de cappuccino com sanduiche de salame milano com queijo emental - viva a Italia!), saímos para nossa jornada.
Da estação Cavour fomos de metrô até a estação Circo Máximo, e de lá até as Termas de Caracalla. E impressionante o tamanho das termas. Depois, com medo da fila do Palatino, pegamos uma ainda maior no Coliseu - sob aquela estrutura monstruosa, ja nos imaginavamos na fila para assistir a uma luta de gladiadores (que, a proposito, estavam na porta disponiveis para fotos). De la, seguimos para o  Palatino, onde procuramos por todo o lado a Casa de Augusto (acho que ele se mudou e nao avisou...)  e o Foro Romano.
Depois de toda essa caminhada, parte do grupo se cansou de ver "desabamentos" e seguimos Rafael e eu para um pequeno percurso a pe.
Do hotel, caminhamos pela via dei fori imperiale, apreciando a vista do foro romano, mercado de Traiano, piazza venezia. Depois um belo passeio pelas deliciosas ruelas romanas ate o Pantheon (que nos fez prender a respiracao de deslumbre). Aproveitamos para conhecer a Santa Maria Sopra Minerva - por fora, voce nao da nada por ela, mas por dentro, e uma autentica igreja gotica - e seu fofo obelisco de elefante.
A partir dai, flanamos, passando pela Piazza Navona, Campo di Fiori, margem do rio Tibre (nao tivemos forcas para conhecer a Isola Tiberina), Teatro de Marcelo. Fechamos nosso passeio no Campidoglio, com um queijo pecorino e maçãs, tentando achar o bendito do formato do trapézio da piazza projetada pelo Michelangelo.
Bem, ao final nossas pernas pareciam ter decorado o caminho do hotel, já que não tínhamos mais a noção de distância.
Toscana e Florença que nos aguardem!

4 de mai. de 2011

De BH para Roma

Todos nós nos encontramos em Confins por volta das 20h. Logo no check in já nos informaram que o vôo atrasaria cerca de 30 minutos – tudo bem, tínhamos mais de duas horas em Lisboa para a conexão. Numa sala lotada, aguardamos nosso embarque, que ocorreu com um pouco de atraso, mas nada que não pudesse ser compensado no ar.
Depois de oito horas de cochilos entrecortados nas “espaçosas” poltronas de avião, finalmente pousamos em Lisboa por volta do meio-dia (horário local). Cintos desafivelados, bolsas na mão e ... estávamos presos no avião. Por algum problema no finger (ou manga, como dizem nossos amigos lusos) a porta não poderia ser aberta. Meia hora depois, descíamos pelas escadas colocadas na porta traseira do avião (a partir daí perdi a conta de quantas vezes ouvi “os últimos serão os primeiros”).
No aeroporto de Lisboa, ficamos espantados com as mudanças sofridas desde 2008. Além do imenso free shop (que já existia) a sala de embarque possui um centro de compras, com muitas lojas e praça de alimentação. Teve gente que até se perdeu por lá...
Depois de nos acomodarmos no avião, o piloto muito educadamente nos informou que a torre não havia autorizado nossa decolagem em virtude de acúmulo de tráfego aéreo em Roma. Mais quarenta minutos de paciência.
Depois disso, levantamos vôo para Roma cheios de ansiedades e expectativas para, finalmente conhecer a cidade eterna.
Nossa primeira noite em Roma foi regada a vinho da casa e pasta, claro!

1 de mai. de 2011

Contando as horas

Amanhã, neste mesmo horário, já estaremos nas proximidades do aeroporto de Confins!
Já esqueci o pouco do italiano que aprendi, confundi o roteiro e acho que esqueci de colocar mais alguma coisa na mala... ou seja, já estou muuuito ansiosa!
Cada um tem um jeito diferente de lidar com a ansiedade e a expectativa. Enquanto eu falo pelos cotovelos e ando feito barata tonta, Rafa está quietinho no canto dele, meio sem palavras e incomodado com o fato de eu querer fazer tudo ao mesmo tempo. Minha mãe, por outro lado, se diz calma, mas já refez a mala umas três ou quatro vezes, com receio do frio, da chuva... E meu pai, que achei que seria o mais tranquilo, foi o primeiro da família a arrumar a mala...
Assim, enquanto contamos as horas, cada um demonstra sua expectativa do seu jeito. Qual é o seu?