Roteiro da Viagem

30 de abr. de 2011

com chegar em carceri

Saindo de Veneza, iremos de trem até Este, antes de Padova. Da estação, pega-se um taxi para Carceri. Quanto à comunicação, sempre é possível. Assim como a Cleonice conseguiu se comunicar sem falar italiano, nós também acabaremos conseguindo. Mistura-se inglês, espanhol, e no fim acaba-se entendendo. Já tenho o telefone do taxista. Carceri é um vilarejo com 1600 habitantes. São umas cinco famílias, dentre elas a família Vigato, que tem duas vertentes e a Robertina sabe exatamente qual família é a nossa. O importante é a aventura. Carceri é um lugar bonito, tem uma igreja linda, um museu e pessoas receptivas e agradáveis. Vamos embora "sem medo de ser feliz".

29 de abr. de 2011

Os jardins de Monet na primavera

Dentre os locais que quero muito conhecer, com certeza estão os Jardins de Monet.
E qual a minha surpresa quando a Conexão Paris postou lindíssimas fotos recentes tiradas na primavera, como esta:

Confiram!!!

28 de abr. de 2011

Ingredientes essenciais da viagem

Nas nossas postagens falamos de malas, previsão de tempo, transporte, hotéis... e esquecemos o fundamental: as pessoas. Esse, com certeza, constitui o ponto diferencial de nossa viagem, não só pelo quantitativo mas, principalmente, pelo qualitativo. Vamos as apresentações do grupo:
Temos a linha familar principal, netos de Luigi Vigato, os imãos Lélia, Lúcia, Luiz e Lídia (que há tempos idealizavam a ida para a Itália). No núcleo “Luiz”, aderiram Yayá, Fernanda e Rafael. À Lélia somamos Miguel, Du e Camila. Esta constitui a linha Vigato stricto sensu.
A esse núcleo principal somamos mais duas famílias, que incorporamos por laços de afeição também como "família Vigato". Fátima, irmã da Yayá, se incorporou ao grupo junto com Clóvis, Leo e Renata. Também agregamos os pais da Camila, Kátia e Wanderley, e a mãe da Kátia, que estamos ansiosos por encontrar.
Trata-se de um grupo muito animado que vem estreitando relações durante os vários encontros.
Confesso que o número de pessoas assustou um pouco a princípio, mas ao longo dos preparativos pudemos perceber se tratar de um grupo de pessoas animadas, tranquilas de lidar e que topam qualquer loucura!
Sinceramente, eu não poderia pedir um grupo melhor do que esse! Estou contando os dias para dividir os dias de Itália com vocês!

27 de abr. de 2011

No avião: dicas para uma viagem saudável

GINÁSTICA A BORDO


Há pequenos e (discretos) exercícios que podem aliviar aquele incômodo e mal-estar do corpo durante uma longa viagem de avião. Com assentos estreitos e vôo longo, o passageiro passa muito tempo no avião, o que pode causar problemas de circulação e dores no corpo. Por isso, a trombose, caso grave de má circulação, quando ocorrida em aviões, é popularmente chamada de “síndrome da classe econômica”. No entanto, é importante frisar que a “Trombose Venosa Profunda”, nome científico da doença, não é exclusivo do transporte aéreo, mas é causado pela imobilidade prolongada, sobretudo se a pessoa permanecer sentada por muito tempo.

Roupas:
- usar roupas leves e confortáveis durante o vôo;
- movimentar os pés como se estivesse acelerando o carro e levantar os calcanhares com as pontas dos pés apoiadas no chão;
- sentado, pressionar com as duas mãos a parte de trás e superior da cabeça, forçando-a para baixo e mantendo o queixo próximo do peito;
- alongar as costas, ainda sentado, abaixando a cabeça e o tronco e segurando as pernas. Sem soltá-las, eleve o meio das costas para cima, fazendo uma espécie de corcunda.
- entrelaçar os dedos das mãos elevando os braços estendidos acima da cabeça, como se espreguiçasse.
- evitar o excesso de álcool, antes e durante o vôo.
Fonte: http://viajando-pela-europa.blogspot.com

Acho que vou apagar no avião...

Faltam 5 dias para nosso embarque... E desde nossa primeira busca por albergues na Itália e levantamento dos custos aproximados, lá se vão 9 meses de planejamento e preparativos...
Nosso pequeno apartamento para quatro pessoas próximo ao Duomo em Florença, em busca do sonho de uma arquiteta, deu lugar a uma responsabilidade ainda maior de transportar e alojar outras 15 pessoas durante uma incursão de vinte dias. 
O voo foi o mais tranquilo, apesar do nervosismo por não termos recebido a confirmação no momento da compra pela utilização do multicity da TAP. Afinal, 17 é um número bastante pequeno para uma aeronave considerando a compra ainda em setembro (bem, na época ainda éramos 8).
Definir o trajeto e o número de dias em cada local demandou um pouco mais de interação - a solução foi colocar em "votação", durante uma das reuniões preparatórias, apenas alguns pontos. A estrutura foi definida por um grupo mais restrito, que contava com a fundamental experiência da Lélia.
Já em relação à hospedagem, percebemos os desafios de viajar em grandes grupos...
Em uma viagem normal buscamos localização, preço e boa avaliação dos hóspedes (ou seja, muuita pesquisa em revistas e em sites como o tripadvisor). Isso já garante um trabalhinho... Agora, se você necessita de vagas para 17 (dezessete) pessoas num mesmo local, à pesquisa você soma respostas dos hotéis informando que não dispunham do número de vagas requeridas - e olha que fizemos as reservas por volta de novembro...
Muita troca de e-mails depois, estávamos com os hotéis reservados.
Pronto, agora só falta.... os deslocamentos entre as cidades visitadas. De Veneza para Paris, quando finalmente a empresa aérea escolhida abriu a venda das passagens para maio...decidimos ir de trem (leiam postagem Trem ou Avião...).
Ainda no campo do transporte, por sugestão da Lélia, optamos por translado dos aeroportos/estações para os hotéis, tendo em vista o conforto e a segurança do grupo. Mais pesquisa, troca de e-mails e já fechamos translados e o transporte para os passeios pela Toscana. 
Enquanto isso, a arquiteta de plantão e seu marido muito paciente planejam, nos mínimos detalhes, seus passos em solo europeu.
Depois de tudo, mala e roteiro quase prontos.... além de ansiosos, estamos esgotados... enfim, acho que vamos apagar no avião...

dizem que o melhor da festa é esperar por ela...

Dizem que o melhor da festa é esperar por ela. Pois sim!!! Esperar pela viagem foi muito bom, realmente. Nossos encontros, desde o primeiro, quando resolvemos que iríamos conhecer a Itália, foram ótimos, alegres, esperançosos. Há um ano estamos nos encontrando e sempre dizendo do desejo de fazer esta viagem. Primeiro éramos 5: Lélia, Miguel, Luiz, yaya, Lúcia. Imediatamente, entraram Fernanda e Rafael. Viramos 7. Fizemos uma reunião na casa da Lélia. Ainda sem muitas propostas, tínhamos somente a certeza de que iríamos realizar o nosso sonho. Na reunião que aconteceu em minha casa, comemos um yaksoba. Nesse dia, resolvemos nosso primeiro roteiro. A reunião seguinte, na casa da Yaya, onde comemos um nhoque saborosíssimo, demos andamento a várias providências no sentido de concretizar a viagem. A Lídia sempre estava presente em nossas reuniões, mas nunca se dispusera a também entrar no grupo viajante. Porém, após a reuinão na casa da yaya, quando nos despedimos, ela já estava resolvida a se juntar à trupe. Pois bem, viramos 8. A reunião que aconteceu na casa da Lélia, quando comemos uma deliciosa bacalhoada, acompanhada de bom vinho, teve a presença do Miguel (Du para os mais íntimos) e a alegria do nosso grupo o contagiou. Pediu para entrar no nosso grupo. Aceitamos, afinal sangue novo sempre traz boas energias. Entraram o Du e a Camila. Viramos 10. Aconteceram novas adesões ao grupo: a irmã da yaya, Fátima, seu marido Clóvis e seus filhos Renata e Léo. Viramos 14. A próxima reunião seria na casa da Fernanda/Rafael, mas de repente o grupo estava em 17 pessoas, pois os pais e a avó da Camila também quiseram fazer parte desse grupo maravilhoso. Fizemos a reunião em um restaurante tranquilo, num almoço de domingo. Passagens já compradas, reservamos hotéis. Comunicando-nos por e-mail ultimamos mais algumas providências, com o auxílio muito competente do Rafael/Fernanda e Lélia/Miguel. Da proposta inicial, mudamos bastante, sempre para melhor. Houve uma outra reunião em um bar no caiçara. O clima era de tanta alegria que pouco ficou resolvido, mas foi quando se marcou a última reunião no Tangará, para por à prova as habilidades culinárias de duas ilustres senhoras: Yaya e Kátia. No dia 16 de abril selamos a nossa viagem, com banho de cachoeira, muito riso, e o famoso frango do cu cheio. Inesquecível. Agora, nos encontraremos no aeroporto de Confins, dia 2 de maio. Faltam apenas 5 dias. Agora é preparar a mala, convencer o corpito de jovem a ficar muito bem para aguentar a andação, clarear o olhar para apreciar toda a beleza e deixar o coração descansado para saborear com alegria e amor tudo que temos pela frente. Turma melhor, impossível.

25 de abr. de 2011

Frio na barriga - falta uma semana

Daqui a exatamente uma semana, neste mesmo horário na segunda-feira, já estaremos em Confins, com check in feito e aguardando para o embarque.
Já estou na expectativa...

O endereço certo dos avós na Itália

Olá família Vigato e agregados, em nossa ida a Paraguaçu estivemos com uma prima que acabara de chegar de um passeio pela Itália. Vejam só o que a mesma nos passou:
Cleonice esteve em Padova, onde pegou um trem para Este e dai um taxi para Carcere, vilarejo onde nasceram nossos avós. Foi recebida na Prefeitura, viu os livros de registros contendo o nascimento do vovô, dos irmãos do vovô, do tio Camilo e seu irmão Silvio, que morreu ainda bebê. Robertina lhe mostrou vários outros registros de parentes. Disse que há mais de uma família Vigato, mas procurou apresentar somente os registros da nossa família. Visitou o museu e, acreditem!!!! a Robertina a levou até a casa onde moravam nossos avós. Ela nos mostrou as fotos, e trata-se de casa bem velha, geminada com outras duas casas, onde existem moradores. A casa do vovô parece estar abandonada, está bem velha. Há muitos Vigatos no vilarejo. Anotei tudo que foi possível para que possamos chegar no local e procurar novas informações. A Sra. Robertina, funcionária da Prefeitura, fez a seguinte árvore genealógica:
Vigato Giuseppe 17/11/1843
De Stefani Regina 13/05/1844 (pais do vovô)

Vigato Luigi 16/10/1868 casado com Gazzetta Eleonora Elisabetta 26/04/1869
Vigato Jacopo 21/03/1871
Vigato Lorenzo 14/10/1873
Vigato Guglielmo 14/07/1877
Vigato Leone 30/04/1880
Vigato Abele 13/05/1883 (vovô e irmãos)

Continuaremos a árvore a partir dai. Vocês devem se preparar porque teremos um dia em Carcere, ok? Enquanto os agregados passeiam por Veneza estaremos em busca de nossas raizes. Pela minhas pesquisas, o irmão do vovô, Lorenzo, também veio para o Brasil, os outros devem ter ficado na Itália e, de repente, poderemos encontrar seus descendentes.

24 de abr. de 2011

Mala e previsão do tempo

Segundo o site do Weather Channel, a previsão do tempo para esta segunda-feira, 25/04, é de:
- Roma: 12 a 23º C, com pancadas de chuva à tarde
- Florença: 12 a 23º C, parcialmente nublado
- Veneza: 13 a 21º C, com predominância de sol
- Paris: 10 a 25º C, ensolarado
- Lisboa: 14 a 24º C, ensolarado

Ou seja, acho que na minha mala vou levar o cachecol e o casaco ao lado do biquini (por via das dúvidas)...