Roteiro da Viagem

14 de mai. de 2011

emocao na visita ao local de nascimento dos antepassados

No caminho de Firense para Veneza, paramos em Carceri, distrito de Padova. Procuramos a prefeitura e nos levaram na casa onde viveram nossos bisavos, avo e tios. Foi muita emocao, muita alegria de estar ali. A casa esta um pouco abandonada e nos explicaram que a filha do nosso tio avo, que seria a proprietaria, morava em Este, cidade bem proxima de Carceri. Entramos em contato pelo telefone e foi muito gratificante. Elizabeta se emocionou tambem e disse que se for possivel vira nos ver em Veneza. Trocamos nossos e-mail e pretendemos nos comunicar. Em frente à prefeitura ha um monumento aos pracinhas que lutaram e morreram na guerra e la estavam os Vigato. Havia seis Vigato registrados no monumento. A cidade e pequena e muito agradavel, tem um lindo museu, uma linda igreja. Saimos de Carceri com o coracao transbordando de emocao e a alegria de ter realizado o sonho que nos animou e nos estimulou a realizar esta viagem que esta sendo maravilhosa. Agora, vamos aproveitar a linda Veneza.

13 de mai. de 2011

Veneza – 13 de maio

Depois de nos despedirmos da Toscana,embarcamos cedo no nosso micro-ônibus com destino a Veneza. No caminho passamos por Carceri e conhecemos a casa dos avós de Lúcia, Lélia, Lídia e Luiz – deixo a narrativa dessa aventura por conta da Lúcia, que nos conduziu por esta caminhada.
Chegamos ao hotel em Veneza Mestre no início da tarde e de lá seguimos para Veneza. Para isso, compramos um biglietto válido por três dias que pode ser utilizado nos ônibus e nos vaporettos (detalhe: enquanto cada passagem do vaporetto custa €6,50, o bilhete saiu por €33,00 para três dias).
O caminho pelo Canal Grande até a Piazza di San Marco já vale a viagem. Simplesmente maravilhoso. Desembarcamos, andamos por entre barraquinhas e...simplesmente perdemos o fôlego com a praça!!! E para complicar ainda mais a vida de nosso já tão exigido coração de viajante, algumas orquestras se alternavam tocando nos restaurantes da praça. E, como não se tem que pagar para ficar parado ouvindo embasbacado, aproveitamos a vista ao som de lindas músicas.
Aproveitamos a tarde para passear pelas ruelinhas do bairro de San Polo, olhando vitrines e conhecendo um pouco da cidade, para nos recuperarmos das horinhas dentro do ônibus. Amanhã novamente Veneza nos aguarda.

12 de mai. de 2011

Toscana – 12 de maio

Hoje, em nosso último passeio pela Toscana, conhecemos Cortona e Arezzo.
Cortona, uma das mais antigas cidades da Toscana, fica no alto de uma colina, encimada por uma fortezza. Subindo por suas ruelas, vimos locações do filme “sob o sol da Toscana” e acabamos por chegar na igreja dedicada a São Francisco de Assis, que admiramos ao som de música sacra.
Continuamos nosso caminhar pela ruas de Cortona e eu, a Fê e o Miguel Eduardo (Du) tentamos chegar à Fortezza. No meio do Caminho ao topo da colinas de Cortona percebemos que a subida não seria tão fácil, já que o caminho é a via crucis da cidade e estávamos somente no início (detalhe, o ônibus sairia daí a 20 minutos). Por isso, desistimos de alcançar o topo da fortezza.
Deixamos Cortona em direção a Arezzo, maravilhados com a beleza do caminho, com a certeza de que também queríamos a nossa casa “sob o sol da Toscana”.
Já em Arezzo, tivemos contato com uma dualidade interessante, pois a cidade teve grande parte de suas ruelas destruídas nos bombardeios da 2ª Guerra Mundial, possuindo uma parte moderna que está integrada à parte do centro histórico que permaneceu intacto.
Com isso, ao caminharmos pelas ruas de Arezzo, fomos aos poucos deixando a cidade moderna, com largas avenidas para adentrar às ruelas da cidade medieval.
Neste passeio, nosso grupo se dividiu, enquanto alguns foram almoçar, pois já passava das 13 horas, outro decidiu caminhar. Deste forma, escalamos ruelas com destino à fortezza Medicea (transformada em um belo parque) e admiramos o exterior da linda Catedral, que infelizmente estava fechada para almoço.
Continuamos a caminhar e chegamos à Piazza Grande, local onde foram filmadas várias cenas do filme “A vida é bela”, de Roberto Benini, que ganhou o Oscar de melhor filme em 1998. A Piazza é cercada por arcadas projetadas por Vasari, e lá encontramos nosso refúgio para o almoço (graças ao menu do dia, conseguimos preços bem mais em conta).
No final do passeio, a surpresa contada pela outra parte da turma: como percorreram caminhos diversos do nosso, alcançaram a Catedral mais tarde e conseguiram entrar, e assim puderam apreciar os belos vitrais ao som de música sacra.

Voltamos ao Poggetto, após nosso último dia na Toscana, cansados, mas todos tínhamos a certeza de ter valido a pena, pois conhecemos paisagens e cidades muito belas, o que nos revigorou, já que no dia seguinte seguiríamos para Veneza.

11 de mai. de 2011

Toscana – 11 de maio

Hoje a viagem ficou por conta do deus Baco. Em conseqüência, foi o dia mais alegre. As paisagens das regiões de Montepulciano e Montalcino encantaram a todos.
Pelas belas ruelinhas de Montepulciano, apreciamos vitrines e degustamos vinhos. Não conseguimos encontrar a Piazza Grande,mas, pela única ruelinha pela qual passamos, nos encantamos pela cidade.Chegamos atrasados, coradinhos e risonhos no ônibus.
De lá seguimos para Montalcino. No caminho, por sugestão do nosso atencioso motorista Luca, visitamos o Tempio di San Biagio, pequeno e encantadora. O caminho que percorremos entre as duas cidades é simplesmente maravilhoso! Mesmo depois do vinho, ninguém desgrudou a vista da paisagem deslumbrante. Encontramos as mais variadas “casas do Totó”, margeadas por ciprestes. E nossa vista não foi capaz de assimilar tanta beleza, com parreiras de um lado e oliveiras de outro.
Em Montalcino, infelizmente a degustação gratuita não era tão fácil... Ainda assim, apreciamos e adquirimos Brunellos (ninguém resistiu...) e desfrutamos de um almoço com pratos feitos com molhos a base do vinho local.
O Clóvis, como não bebe vinho, foi responsável pela segurança do grupo. Ou seja, chegamos sãos e salvos no nosso destino.
Montepulciano

Montepulciano
Vinícolas

10 de mai. de 2011

Toscana – 10 de maio

Esta terça-feira foi reservada para Florença e a feira de Parco delle Cascine, afinal também merecemos umas comprinhas! Essa feirinha reúne as barraquinhas de diversas feiras que acontecem em vários locais da cidade. Nela você encontra desde sapatos, roupas, badulaques de cozinha, comidas....
Depois de muito andar, pegamos um metrô até a estação e de lá seguimos para finalmente conhecermos o interior da Santa Maria dei Fiori.
Por dentro é uma surpresa, com seu pé direito enorme, seu piso de mosaicos, relógio de vinte e quatro horas. A abóbada traz desenhos em perspectiva, valorizados pela luz do sol que entrava pelo lanternim.
Por fora, é simplesmente indescritível... Os olhos simplesmente não conseguem absorver tanta beleza!
Melhor que palavras, são as imagens.
Santa Maria del Fiori

Santa Maria dei Fiori
Santa Maria del Fiori - interior
Tentamos novamente conhecer o Davi de Michelangelo na Galleria dell’Accademia, mas a fila simplesmente não andava, pois os grupos com reserva tinham preferência e acabamos desistindo. (Segue a dica: chegue cedo, ou reserve na frente da entrada da Accademia – eles cobram mais 4 euros além da entrada, que valerão a pena).
Acabamos apreciando a cópia do Davi na Piazza della Signoria (quem não tem cão, caça com gato). Aproveitamos para apreciar “O Rapto das Sabinas” e “Perseu”.
Davi de Michelangelo

9 de mai. de 2011

Toscana - 9 de maio

Hoje passeamos por Lucca e Pisa.
Passamos três horas em Lucca, onde começamos conhecendo a igreja de San Michelle in Foro,com suas colunas de design variados e São Miguel. Seguimos pelo Anfiteatro Romano – uma bela praça circular, com diversas lojinhas e restaurantes, com quatro portais de acesso. Depois de várias voltas chegamos a San Frediano, onde quase fomos trancados pelo padre durante o intervalo de almoço (risos). Depois do almoço, enquanto o restantedo grupo caminhava calmamente até o ônibus, Rafa e eu saímos pelas ruelas da cidade com destino a Catedral di San Martino, com direito a uma espiada na torre Guinigi. Detalhe: a fachada, voltada para as ruelas, ao invés de para a praça, estava em reforma...
De lá fomos seguindo pelo caminho sobre as muralhas até o ponto de encontro. Segue a dica: com pistas asfaltadas sobre as muralhas, vale a pena alugar uma bicicleta. (Vimos bicicletas para aluguel no centro de apoio turístico).
Em Pisa,passamos por muitas barraquinhas até um portal. Ao espiar o que estava além, simplesmente seguramos a respiração! Um grande complexo branco composto de batistério,uma catedral (Duomo,para variar) e um campanário meio tortinho – a famosa torre de Pisa. Infelizmente não deu tempo de subir na torre e as filas desanimaram nossa turma em entrar na Catedral. Mas, mesmo de fora, foi mais do que suficiente para nos deixar extasiados.
No Poggetto, narrando mais uma das maravilhosas contribuições dos integrantes da família Cançado, nossa noite foi belamente encerrada por um delicioso jantar degustado na varanda, cujo menu foi Spagguetti pelato a genovese com basilico fresco a la Fatima. Delicioso!

Oração do Turista

por Clóvis de Figueiredo Cançado
Pai  Nosso que estais no Céu,
Ajudai-nos a escolher com tino o hotel nosso de cada dia e a encontrar restaurantes bons e baratos, onde incluam o pão e o vinho no preço da refeição.
Fazei com que os nativos gostem de nós tal qual somos e iluminai-nos para darmos a gorjeta correta, numa moeda da qual mal conhecemos o valor.
Pai Onipotente, dai-nos força para visitar e tirar fotos de todas as igrejas, museus, palácios, e curiosidades que não nos interessariam em casa e, se por acaso cometermos o pecado mortal de ignorar algum monumento histórico importante, por estarmos a fazer a sesta de depois do almoço, perdoai-nos, Senhor,porque a carne é fraca.
Pai Todo-Poderoso, proteja as nossas esposas e filhas das bugigangas que não precisam e nem podem comprar e perdoai-lhes as ofensas pois não sabem o que fazem.
Rogamo-Vos, Senhor, que não deixeis os nossos maridos fazerem figuras ridículas nos cabarés e não nos compararem às estrangeiras, mas não lhes perdoais as ofensas, pois eles, sim, sabem o que fazem.
Pai Misericordioso, velai para que os nossos cartões Visa, American Express, Mastercard e outros funcionem sempre bem e nos concedam crédito ilimitado para podermos assim melhor apreciar este mundo por vós criado.
No regresso, ajudai-nos senhor para que passe desapercebido o excesso de peso da bagagem e fazei com que o avião saia e chegue na hora, sem extraviar qualquer mala.
Já em casa, ajudai-nos, Senhor, predispondo os nossos amigos para ouviremos nossos relatos e verem a montanha de fotos e filmes que fizemos, de modo que a nossa dura vida de turistas não tenham sido em vão.
Amém.  

8 de mai. de 2011

Toscana - 8 de maio

Hoje saímos às 9 horas num micro-onibus (muitíssimo mais prático para um grupo grande!) para nosso primeiro passeio pela Toscana.
Primeira escala: San Gimignano! Trata-se de uma cidade medieval, linda, cheia de bequinhos charmosos - imaginem uma Ouro Preto medieval (muito melhorada) no coração da Toscana! Ficamos deslumbrados e de boca aberta. Boa parte da turma encarou subir os 218 degraus da Torre Grossa - esforço que valeu uma vista deslumbrante da cidade e do entorno. 
Tivemos apenas uma hora e meia e saimos com gostinho de quero mais - talvez o período ideal, segundo nossos companheiros, seja de um dia e uma noite, para sentir melhor o clima da cidade.
Cinquenta minutos depois estávamos em Siena. O onibus ficou na Fortezza e fomos caminhando, junto com vários outros turistas, em direção à Piazza del Campo. Nesta praça, em forma de leque, tivemos uma palhinha dos espetáculos da cidade com a passagem de um grupo de voluntários de Siena trajados com roupas medievais que, ao som de tambores, seguiam pela ruas com estandartes das diversas contradas da cidade.
Seguindo pelas ruelas, chegamos ao Duomo - simplesmente deslumbrante!!!
A partir daí nos perdemos por entre as ruelas de Siena, observando as flâmulas de cada contrada.
E, na hora de embarcar de volta para o hotel, nunca se viu grupo mais pontual. Parabéns a todos!
Aproveitando a deixa, um parabéns especial para as mães!