Roteiro da Viagem

22 de mar. de 2011

De Veneza a Paris - trem ou avião?

No ano passado, ao definirmos o roteiro da viagem, ainda não estavam disponíveis para venda as passagens das companhias low cost para maio/11.

A Ryanair apresentava bons preços, mas os voos operavam em aeroportos mais distantes e em horários pouco convidativos. Já a EasyJet possuía voos em horários mais razoáveis e preços em conta.
obs. Lembrem-se que nas companhias low cost tudo é cobrado. Na EasyJet, cada mala de até 20 kg sai a mais 12 euros e o pagamento com cartão também tem uma taxa.

Logo depois do carnaval, já com os hotéis reservados, fomos comprar as passagens. "Coincidentemente", a passagem do dia 16/maio, segunda-feira, às 9h30min, era a mais cara de todas!!! O que fazer...

opção 1- antecipar para o dia 15/maio: perderíamos a diária já paga em Veneza e meio dia de passeio na cidade  e correríamos o risco de não termos onde dormir em Paris...

opção 2 - adiar para o voo da tarde: perderíamos um dia de Paris...

Dúvida cruel...

Assim chegamos à opção 3: pegar o trem noturno de Veneza a Paris.

Avaliando as opções:

- preço mais em conta -  de 130 do voo x 80 do trem (graças ao nosso pequeno grupo familiar)

- tempo de viagem - avião: 1h50min + 2h check in + deslocamento até aeroporto
                                trem: 13 h de viagem, chegando no centro de Paris no dia seguinte

- espaço próprio: poltronas apertadas do avião x poltronas mais largas que viram camas à noite no trem

- horário de saída/chegada: acordar às 6 da manhã e correr para o aeroporto x embarcar em Veneza Mestre às 20 h, despertar com as paisagens francesas e chegar ao centro de Paris às 9h30min da manhã

Acabamos, por princípio, perdendo parte da nossa diária paga de Veneza, mas optamos pelo trem e pelas novas experiências.