Roteiro da Viagem

12 de mai. de 2011

Toscana – 12 de maio

Hoje, em nosso último passeio pela Toscana, conhecemos Cortona e Arezzo.
Cortona, uma das mais antigas cidades da Toscana, fica no alto de uma colina, encimada por uma fortezza. Subindo por suas ruelas, vimos locações do filme “sob o sol da Toscana” e acabamos por chegar na igreja dedicada a São Francisco de Assis, que admiramos ao som de música sacra.
Continuamos nosso caminhar pela ruas de Cortona e eu, a Fê e o Miguel Eduardo (Du) tentamos chegar à Fortezza. No meio do Caminho ao topo da colinas de Cortona percebemos que a subida não seria tão fácil, já que o caminho é a via crucis da cidade e estávamos somente no início (detalhe, o ônibus sairia daí a 20 minutos). Por isso, desistimos de alcançar o topo da fortezza.
Deixamos Cortona em direção a Arezzo, maravilhados com a beleza do caminho, com a certeza de que também queríamos a nossa casa “sob o sol da Toscana”.
Já em Arezzo, tivemos contato com uma dualidade interessante, pois a cidade teve grande parte de suas ruelas destruídas nos bombardeios da 2ª Guerra Mundial, possuindo uma parte moderna que está integrada à parte do centro histórico que permaneceu intacto.
Com isso, ao caminharmos pelas ruas de Arezzo, fomos aos poucos deixando a cidade moderna, com largas avenidas para adentrar às ruelas da cidade medieval.
Neste passeio, nosso grupo se dividiu, enquanto alguns foram almoçar, pois já passava das 13 horas, outro decidiu caminhar. Deste forma, escalamos ruelas com destino à fortezza Medicea (transformada em um belo parque) e admiramos o exterior da linda Catedral, que infelizmente estava fechada para almoço.
Continuamos a caminhar e chegamos à Piazza Grande, local onde foram filmadas várias cenas do filme “A vida é bela”, de Roberto Benini, que ganhou o Oscar de melhor filme em 1998. A Piazza é cercada por arcadas projetadas por Vasari, e lá encontramos nosso refúgio para o almoço (graças ao menu do dia, conseguimos preços bem mais em conta).
No final do passeio, a surpresa contada pela outra parte da turma: como percorreram caminhos diversos do nosso, alcançaram a Catedral mais tarde e conseguiram entrar, e assim puderam apreciar os belos vitrais ao som de música sacra.

Voltamos ao Poggetto, após nosso último dia na Toscana, cansados, mas todos tínhamos a certeza de ter valido a pena, pois conhecemos paisagens e cidades muito belas, o que nos revigorou, já que no dia seguinte seguiríamos para Veneza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário