Esse é um blog criado para narrar as últimas etapas do planejamento e as aventuras da viagem da família Vigato pela Itália. Seremos 17 brasileiros perdidos pelas ruelas e monumentos italianos...
Roteiro da Viagem
5 de jun. de 2011
fim dessa viagem, início de outras...
28 de mai. de 2011
Tema da Toscana
22 de mai. de 2011
Lisboa - 22 de maio
20 de mai. de 2011
Paris - 18 de maio
19 de mai. de 2011
Paris - 17 de maio
18 de mai. de 2011
Paris
15 de mai. de 2011
14 de mai. de 2011
emocao na visita ao local de nascimento dos antepassados
13 de mai. de 2011
Veneza – 13 de maio
Chegamos ao hotel em Veneza Mestre no início da tarde e de lá seguimos para Veneza. Para isso, compramos um biglietto válido por três dias que pode ser utilizado nos ônibus e nos vaporettos (detalhe: enquanto cada passagem do vaporetto custa €6,50, o bilhete saiu por €33,00 para três dias).
O caminho pelo Canal Grande até a Piazza di San Marco já vale a viagem. Simplesmente maravilhoso. Desembarcamos, andamos por entre barraquinhas e...simplesmente perdemos o fôlego com a praça!!! E para complicar ainda mais a vida de nosso já tão exigido coração de viajante, algumas orquestras se alternavam tocando nos restaurantes da praça. E, como não se tem que pagar para ficar parado ouvindo embasbacado, aproveitamos a vista ao som de lindas músicas.
Aproveitamos a tarde para passear pelas ruelinhas do bairro de San Polo, olhando vitrines e conhecendo um pouco da cidade, para nos recuperarmos das horinhas dentro do ônibus. Amanhã novamente Veneza nos aguarda.
12 de mai. de 2011
Toscana – 12 de maio
11 de mai. de 2011
Toscana – 11 de maio
10 de mai. de 2011
Toscana – 10 de maio
Santa Maria del Fiori |
Santa Maria dei Fiori |
Santa Maria del Fiori - interior |
9 de mai. de 2011
Toscana - 9 de maio
Oração do Turista
8 de mai. de 2011
Toscana - 8 de maio
E, na hora de embarcar de volta para o hotel, nunca se viu grupo mais pontual. Parabéns a todos!
Aproveitando a deixa, um parabéns especial para as mães!
7 de mai. de 2011
Toscana - 7 de maio
6 de mai. de 2011
Roma - 6 de maio
Roma - 5 de maio
Depois de toda essa caminhada, parte do grupo se cansou de ver "desabamentos" e seguimos Rafael e eu para um pequeno percurso a pe.
Do hotel, caminhamos pela via dei fori imperiale, apreciando a vista do foro romano, mercado de Traiano, piazza venezia. Depois um belo passeio pelas deliciosas ruelas romanas ate o Pantheon (que nos fez prender a respiracao de deslumbre). Aproveitamos para conhecer a Santa Maria Sopra Minerva - por fora, voce nao da nada por ela, mas por dentro, e uma autentica igreja gotica - e seu fofo obelisco de elefante.
A partir dai, flanamos, passando pela Piazza Navona, Campo di Fiori, margem do rio Tibre (nao tivemos forcas para conhecer a Isola Tiberina), Teatro de Marcelo. Fechamos nosso passeio no Campidoglio, com um queijo pecorino e maçãs, tentando achar o bendito do formato do trapézio da piazza projetada pelo Michelangelo.
4 de mai. de 2011
De BH para Roma
Depois de oito horas de cochilos entrecortados nas “espaçosas” poltronas de avião, finalmente pousamos em Lisboa por volta do meio-dia (horário local). Cintos desafivelados, bolsas na mão e ... estávamos presos no avião. Por algum problema no finger (ou manga, como dizem nossos amigos lusos) a porta não poderia ser aberta. Meia hora depois, descíamos pelas escadas colocadas na porta traseira do avião (a partir daí perdi a conta de quantas vezes ouvi “os últimos serão os primeiros”).
No aeroporto de Lisboa, ficamos espantados com as mudanças sofridas desde 2008. Além do imenso free shop (que já existia) a sala de embarque possui um centro de compras, com muitas lojas e praça de alimentação. Teve gente que até se perdeu por lá...
Depois de nos acomodarmos no avião, o piloto muito educadamente nos informou que a torre não havia autorizado nossa decolagem em virtude de acúmulo de tráfego aéreo em Roma. Mais quarenta minutos de paciência.
Depois disso, levantamos vôo para Roma cheios de ansiedades e expectativas para, finalmente conhecer a cidade eterna.
Nossa primeira noite em Roma foi regada a vinho da casa e pasta, claro!
1 de mai. de 2011
Contando as horas
Já esqueci o pouco do italiano que aprendi, confundi o roteiro e acho que esqueci de colocar mais alguma coisa na mala... ou seja, já estou muuuito ansiosa!
Cada um tem um jeito diferente de lidar com a ansiedade e a expectativa. Enquanto eu falo pelos cotovelos e ando feito barata tonta, Rafa está quietinho no canto dele, meio sem palavras e incomodado com o fato de eu querer fazer tudo ao mesmo tempo. Minha mãe, por outro lado, se diz calma, mas já refez a mala umas três ou quatro vezes, com receio do frio, da chuva... E meu pai, que achei que seria o mais tranquilo, foi o primeiro da família a arrumar a mala...
Assim, enquanto contamos as horas, cada um demonstra sua expectativa do seu jeito. Qual é o seu?
30 de abr. de 2011
com chegar em carceri
29 de abr. de 2011
Os jardins de Monet na primavera
E qual a minha surpresa quando a Conexão Paris postou lindíssimas fotos recentes tiradas na primavera, como esta:
Confiram!!!
28 de abr. de 2011
Ingredientes essenciais da viagem
27 de abr. de 2011
No avião: dicas para uma viagem saudável
GINÁSTICA A BORDO
Há pequenos e (discretos) exercícios que podem aliviar aquele incômodo e mal-estar do corpo durante uma longa viagem de avião. Com assentos estreitos e vôo longo, o passageiro passa muito tempo no avião, o que pode causar problemas de circulação e dores no corpo. Por isso, a trombose, caso grave de má circulação, quando ocorrida em aviões, é popularmente chamada de “síndrome da classe econômica”. No entanto, é importante frisar que a “Trombose Venosa Profunda”, nome científico da doença, não é exclusivo do transporte aéreo, mas é causado pela imobilidade prolongada, sobretudo se a pessoa permanecer sentada por muito tempo.
Roupas:
- usar roupas leves e confortáveis durante o vôo;
- movimentar os pés como se estivesse acelerando o carro e levantar os calcanhares com as pontas dos pés apoiadas no chão;
- sentado, pressionar com as duas mãos a parte de trás e superior da cabeça, forçando-a para baixo e mantendo o queixo próximo do peito;
- alongar as costas, ainda sentado, abaixando a cabeça e o tronco e segurando as pernas. Sem soltá-las, eleve o meio das costas para cima, fazendo uma espécie de corcunda.
- entrelaçar os dedos das mãos elevando os braços estendidos acima da cabeça, como se espreguiçasse.
- evitar o excesso de álcool, antes e durante o vôo.
Acho que vou apagar no avião...
dizem que o melhor da festa é esperar por ela...
25 de abr. de 2011
Frio na barriga - falta uma semana
Já estou na expectativa...
O endereço certo dos avós na Itália
Cleonice esteve em Padova, onde pegou um trem para Este e dai um taxi para Carcere, vilarejo onde nasceram nossos avós. Foi recebida na Prefeitura, viu os livros de registros contendo o nascimento do vovô, dos irmãos do vovô, do tio Camilo e seu irmão Silvio, que morreu ainda bebê. Robertina lhe mostrou vários outros registros de parentes. Disse que há mais de uma família Vigato, mas procurou apresentar somente os registros da nossa família. Visitou o museu e, acreditem!!!! a Robertina a levou até a casa onde moravam nossos avós. Ela nos mostrou as fotos, e trata-se de casa bem velha, geminada com outras duas casas, onde existem moradores. A casa do vovô parece estar abandonada, está bem velha. Há muitos Vigatos no vilarejo. Anotei tudo que foi possível para que possamos chegar no local e procurar novas informações. A Sra. Robertina, funcionária da Prefeitura, fez a seguinte árvore genealógica:
Vigato Giuseppe 17/11/1843
De Stefani Regina 13/05/1844 (pais do vovô)
Vigato Luigi 16/10/1868 casado com Gazzetta Eleonora Elisabetta 26/04/1869
Vigato Jacopo 21/03/1871
Vigato Lorenzo 14/10/1873
Vigato Guglielmo 14/07/1877
Vigato Leone 30/04/1880
Vigato Abele 13/05/1883 (vovô e irmãos)
Continuaremos a árvore a partir dai. Vocês devem se preparar porque teremos um dia em Carcere, ok? Enquanto os agregados passeiam por Veneza estaremos em busca de nossas raizes. Pela minhas pesquisas, o irmão do vovô, Lorenzo, também veio para o Brasil, os outros devem ter ficado na Itália e, de repente, poderemos encontrar seus descendentes.
24 de abr. de 2011
Mala e previsão do tempo
- Roma: 12 a 23º C, com pancadas de chuva à tarde
- Florença: 12 a 23º C, parcialmente nublado
- Veneza: 13 a 21º C, com predominância de sol
- Paris: 10 a 25º C, ensolarado
- Lisboa: 14 a 24º C, ensolarado
Ou seja, acho que na minha mala vou levar o cachecol e o casaco ao lado do biquini (por via das dúvidas)...
18 de abr. de 2011
Viagem e Turismo - Lisboa
Último encontro pré-viagem
13 de abr. de 2011
Susto muito louco, mas no fim deu tudo certo, graças a Deus...
11 de abr. de 2011
Cachoeira da Tarde - Tangará
Encontros
Ciao.
10 de abr. de 2011
Para entrar no clima de Paris
O primeiro é o clipe da música "Open your eyes" da Banda Britânica Snow Patrol. Essa música ficou bastante famosa como tema do seriado E.R. que era transmitido pelo Warner Channel. Bem, mas voltando ao clipe, ele traz imagens de Paris ao amanhecer, terminando em frente à Sacre Coeur.
O segundo é a música "A Quai", do músico frances Yann Tiersen, e que faz parte da trilha sonora do filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. O filme se passa na região de Montmartre em Paris, que é o bairro boêmio da Capital francesa. Fica a dica do filme.
Em Roma, como os romanos
4 de abr. de 2011
Turistas têm opções para fugir da alta do IOF do cartão de crédito
MARIANA SALLOWICZ DE SÃO PAULO
Editoria de Arte/Folhapress | ||
![]() |
2 de abr. de 2011
Expectativa (contagem regressiva)
Bon Voyage!
30 de mar. de 2011
Nossos Hotéis
Lá, ficaremos no Hotel Rosetta (Via Cavour, 295 Roma).
No dia 06/maio, iremos de trem a Florença, que usaremos como base para nossos passeios pela Toscana.
Ficaremos em apartamentos no Camping Il Poggetto (Via Il Poggetto, 143 - 50067 Troghi - Firenza). Apesar de um pouco distante de Florença (cerca de 20 min de ônibus) possui uma ótima estrutura aliada a preços em conta.
Em Veneza, a partir do dia 13, ficaremos no Hotel Tritone (Viale Stazione, 16 | 30171 Venice Mestre) em Veneza Mestre - não achamos em Veneza acomodações por um preço razoável com quartos disponíveis para nós todos. Mas está próxima de Veneza e da estação de trem.
A partir do dia 16, estaremos em Paris, no Hôtel Andrea Rivoli Paris (3 rue Saint Bon - 75004 Paris). Depois de extensa pesquisa, em que nem sempre eram atendidos nossos pré-requisitos - boa localização, boas acomodações, bom preço, dispor de oito quartos disponíveis - o Andrea Rivoli foi indicado pelo nosso contato em um dos hotéis do mesmo grupo. As informações na internet são elogiosas.
Finalmente, em Lisboa nos hospedaremos no Hotel Fênix Garden (Rua Joaquim Antonio de Aguiar, 3) para aproveitar dois dias em Lisboa, antes de embarcarmos de volta a BH.
28 de mar. de 2011
Vou realizar meu sonho: visitar a Capela Sistina
25 de mar. de 2011
Aumento de IOF para compras com cartão de crédito no exterior
"IOF sobre compras no cartão no exterior subirá para 6,38%, dizem fontes
A medida, que deve ser publicada na segunda-feira, tem como um dos focos conter o consumo25 de março de 2011 | 12h 39
Renata Veríssimo, da Agência EstadoBRASÍLIA - O governo vai elevar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre as compras no exterior com cartão de crédito de 2,38% para 6,38%, segundo informações de duas fontes do governo ouvidas pela Agência Estado. O decreto com o aumento da alíquota está pronto e deve ser publicado na segunda-feira. A medida tem como um dos focos conter o consumo. Os gastos de brasileiros no exterior cresceram muito no ano passado em função da valorização do real frente ao dólar. A despesa bruta com cartão de crédito em 2010 foi de US$ 10,17 bilhões. Em 2009, tinha sido de US$ 5,59 bilhões, segundo os dados do Banco Central.Em 2008, para compensar a perda de arrecadação com o fim da CPMF, o governo já tinha elevado em 0,38% todas as operações de crédito. Com isso, o IOF sobre a fatura de cartão de crédito subiu naquela época de 2% para 2,38%.As fontes do governo informaram também que na segunda-feira ainda será publicada a medida provisória que corrige em 4,5% a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). O custo da medida é de R$ 1,6 bilhão para 2011, segundo cálculos da Receita. A correção passa a valer a partir de abril.Ainda na segunda, o governo deve publicar o decreto que eleva a carga tributária sobre bebidas frias - cerveja, refrigerante e água. Os preços de referência, usados como cálculo na tributação, devem subir de 10% a 15%."
24 de mar. de 2011
Passes de Museu
Em Roma encontramos o “Roma Pass” que dá direito a duas entradas gratuitas, descontos em outros e gratuidade no transporte público por três dias, pelo valor de €25,00. Só a economia das duas entradas e no transporte já vale a pena.
Já em Paris nós temos o “Paris Museum Pass”, que pode ser comprado para dois, quatro ou seis dias e custa €35, €55 e €65, respectivamente. Esse passe abrange praticamente todos os museus e atrações de Paris e interior, como por exemplo: Louvre, no Quai d’Orsay e no Palácio de Versalhes.
E agora vem o momento Mastercard: você não terá de enfrentar filas para comprar ingressos, em vários casos (como o Palácio de Versalhes) haverá uma entrada especial, sem confusões. Parafraseando, isso não tem preço...
Eu e a Fernanda utilizamos passe de dos Museus quando fomos a Paris e podemos afirmar que vale a pena. Na ocasião economizamos 50% em relação ao custo das entradas, caso fossem sem ele.
Passagens de trem Veneza - Paris
Entrando no clima da Toscana
23 de mar. de 2011
Tamanho da Mala
Pontos a considerar:
a) há como lavar as roupas durante a viagem?
R. Todas as capitais Europeias contam com lavanderias automáticas, assim, vc perderá apenas por volta de uma hora lavando suas roupas.
b) Que tipo de roupas levar (frio/calor, formal/informal)?
R. Se estiver viajando a lazer prefira roupas informais, e se muito leve uma peça roupa um pouco mais arrumadinha, para o caso de ir a um restaurante/boate mais incrementado. Em nossa viajem de lua de mel percebemos que o turista europeu não liga muito para o tipo da roupa, salvo ambientes mais sofisticados. Quanto à roupas de frio/calor lembrar que a estação no Europa é a contrária do Brasil, portanto como vamos viajar na metade da primavera, o ideal é dar preferencias para roupas de meia estação, não se esquecendo de levar um casaco, por segurança.
Caso se esqueça de colocar alguma coisa na mala, sempre há a possibilidade de comprar em uma loja de departamentos, ou garimpar em um outlet, mas lembre-se vai pagar em euro, e a Europa não é um paraíso das compras como os EUA.
Depois do embarque, teremos algumas oportunidades de confirmar se a escolha do tamanho da bagagem foi adequada.
1) Saindo do aeroporto
a) de táxi: grandes bagagens requerem grandes porta malas, e podem gerar cobranças extras.
b) de trem/metrô: por mais que as malas tenham rodinha, o embarque fica bastante dificultado com um grande peso extra
a) quem carrega: os hotéis médios europeus não dispõem de carregador, ficando cada um responsável por sua bagagem.
Nos trens noturnos, a bagagem fica guardada nas próprias cabines, em bagageiros altos e relativamente pequenos.
Algumas preocupações:
b) se a mala não couber no bagageiro, ela ficará no lado de fora da cabine, no corredor, ou quem sabe no seu colo.
Como vcs viram no post sobre nossas malas, optamos por uma mala tamanho M, pois cabe uma quantidade razoável de bagagem e é de fácil manuseio.
22 de mar. de 2011
Informações úteis
Comprando as passagens de Veneza - Paris
De Veneza a Paris - trem ou avião?
Bon voyage!